01/11/2019 | Shopping centers vendem 7% mais no 3º trimestre - Valor Econômico

O mercado de shoppings teve, entre julho e setembro, o melhor resultado para um terceiro trimestre desde 2013. Segundo dados divulgados ontem pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas do setor avançaram 7,2% em comparação ao mesmo período de 2018. De acordo com a gerente de planejamento da Abrasce, Gabriella Oliveira, a retomada da economia se reflete no grande varejo, que vem observando um aumento gradativo das vendas. No terceiro trimestre de 2017, o crescimento anual do setor de shoppings foi de 4,9%, enquanto no ano passado, o avanço entre julho e setembro foi de 5,6%, na mesma base de comparação.

O resultado do terceiro trimestre de 2019 foi impulsionado por segmentos como eletroeletrônicos, telefonia (e seus acessórios) e perfumaria. O valor médio das compras nos empreendimentos foi de R$ 96,34. Em julho, as férias escolares aumentaram a demanda por entretenimento nos shoppings e as vendas subiram 10,5%, na comparação com o mês em 2018. Já em agosto, que tem como principal evento o Dia dos Pais, o crescimento mensal foi de 5,1%. No terceiro trimestre também ocorreu a Semana do Brasil, evento criado pelo governo federal entre 6 e 15 de setembro. O objetivo era unir “patriotismo e consumo” em um mês de vendas tradicionalmente baixas no varejo. O movimento, de acordo com a executiva da Abrasce ainda foi tímido, especialmente devido ao curto espaço de tempo para organização das promoções. No entanto, foi considerado positivo. Em setembro, as vendas nos shoppings tiveram um aumento de 16,8%.

Com o resultado positivo do trimestre, crescem as expectativas sobre os últimos três meses do ano, que têm datas importantes para o varejo, como o Natal e Black Friday. A expectativa é que a contratação de funcionários temporários nas lojas dos shoppings cresça 28% em relação a 2018, diz Gabriella. As vendas do Dias das Crianças, segundo a Abrasce, cresceram 9,9% em relação a 2018. A associação estima um crescimento de 7% do setor em 2019. No acumulado do ano até setembro, o avanço foi de 8%. “Isso nos faz imaginar que teremos fechamento de ano bem positivo. As inaugurações de shoppings ainda previstas fomentam o setor. Além disso, os próprios indicadores econômicos, como saque do FGTS, queda da inflação, aumento de crédito são uma toada que observamos durante o ano. Temos expectativa positiva com relação ao crescimento do quarto trimestre”. Por outro lado, continua pesando negativamente uma previsão de Produto Interno Bruto (PIB) abaixo de 1%. Assim, a Abrasce ainda mantém a projeção de aumento de 7% nas vendas de 2019. No ano passado, o setor cresceu 6,5%.