12/08/2019 | Diretores de multinacionais mantêm esperança no Brasil - Folha de S. Paulo

A divulgação dos resultados financeiros do segundo trimestre das multinacionais que possuem operações no Brasil deve manter uma perspectiva de esperança no país. Para além dos números, as mensagens que os presidentes e diretores das companhias estão levando aos analistas são otimistas. Um levantamento realizado pela coluna a partir de teleconferências de 34 empresas globais registra comentários positivos por parte dos executivos em mais de 55% dos casos.

De molho Companhias como Femsa, Mapfre, Unilever e Yara sinalizam satisfação. “Estamos mais confortáveis com a temperatura da água no Brasil”, afirmou Juan Fonseca, vice-presidente de relação com investidores da Femsa.

Sede Na AB InBev, o presidente Carlos Brito comemorou a alta das vendas em volume em todos os segmentos. “Os consumidores estão se sentindo melhores e a inflação está mais normalizada. Estamos felizes com o Brasil”, disse na divulgação de resultados.

Voo Embora tenha saído sem nada do leilão de aeroportos em março, a Aéroports de Paris sinalizou em sua teleconferência que segue interessada no Brasil. Augustin de Romanet, presidente da empresa, afirmou que, assim como a Ásia, o país é emergente que merece atenção.

Nas alturas “Nos candidatamos a um pequeno aeroporto no Brasil há poucos meses. Perdemos. Os preços estavam muito altos. Mesmo assim, ainda estamos olhando para o Brasil”, disse Romanet.

Trauma A crise dos caminhoneiros, que derrubou o desempenho em 2018, tem sido citada por executivos na atual rodada de divulgação de resultados. Um ano depois, o trauma é lembrado como justificativa para percentuais turbinados na comparação anual.

Outro olhar Entre os menos animados estão empresas como Saint-Gobain e Tupperware. “O mercado brasileiro está mais difícil do que prevíamos no início do ano”, disse Pierre Chalendar, da Saint-Gobain.