07/08/2019 | Demanda por crédito cresce 3% em junho, mas bancos seguem seletivos - O Estado de S. Paulo

O número de consumidores que recorreram ao crédito em junho cresceu 3% na comparação com maio, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Apesar disso, quem realmente precisa de empréstimo teve dificuldade de obtê-lo. Dois em cada dez consumidores (21%) tiveram pedido por crédito negado no período, seja por estarem com nome nos cadastros de devedores (7%) ou por terem excedido o limite de crédito (3%).

Realidade. Mesmo com a queda dos juros e a retomada de corte da taxa básica por parte do Banco Central após 16 meses com a Selic estacionada, indo agora para 6%, há uma percepção de alta para quatro em cada dez (41%) consumidores. A pesquisa da CNDL/SPC Brasil mostra ainda que um terço (33%) dos brasileiros está no vermelho.