• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

24/07/2019 | Brasil precisa adotar reformas ousadas, afirma FMI - Valor Econômico

O Brasil precisa adotar reformas ousadas para resolver seu cenário de crescimento fraco e endividamento alto, segundo recomendação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Fundo considera que a reforma da Previdência, recém-aprovada em primeiro turno na Câmara, é "indispensável" para a melhora do desempenho fiscal e elogia os progresso nessa área, mas afirma que ela só não é suficiente - em um discurso similar ao de vários analistas brasileiros.

Entre as recomendações do organismo, estão a simplificação do sistema tributário, que ele considera altamente complexo e distorcido, e a redução de gastos correntes e da rigidez orçamentária. "Os diretores [do FMI] encorajaram as autoridades a intensificar a implementação de reformas estruturais essenciais para aumentar o crescimento potencial, incluindo a melhoria do ambiente de negócios, a redução das barreiras comerciais e o aumento da produtividade", afirma o relatório do artigo IV do Brasil, que faz o exame da economia do país.

Nele, ele afirma ainda que as reformas devem mirar a redução da intervenção estatal nos mercados de crédito e avanços da infraestrutura pública visando melhorar o crescimento potencial do PIB (Produto Interno Bruto).

O FMI considera que o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia é bem-vindo e que, caso seja confirmado pelos respectivos Parlamentos, será fundamental para a abertura da economia do país. A divulgação do relatório sobre o Brasil aconteceu no mesmo dia em que o FMI anunciou revisão de suas projeções para a economia global. No caso do PIB brasileiro, a estimativa de crescimento para este ano passou para 0,8%, 1,3 ponto percentual menos que na previsão de abril - maior queda entre os países analisados.

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02