04/07/2019 | Cultura organizacional é entrave para transformações - Valor Econômico

A cultura organizacional atual das empresas não é a mais adequada para navegar as transformações de mercado dos próximos anos, e as companhias terão que promover mudanças se quiserem sobreviver. A opinião é da maioria dos profissionais consultados em uma pesquisa da PwC, que contou com a participação de mais de 1.400 pessoas de 50 países, mais da metade gerentes e executivos, entre eles 254 brasileiros.

Na opinião de 73% dos profissionais do país, uma mudança de cultura será necessária nos próximos três a cinco anos para que as empresas consigam alcançar sucesso, crescer e reter talentos. Na média global, 80% concordam, número que cresceu nos últimos anos - em 2013, 51% tinham essa opinião.

Entre as novas qualidades que os brasileiros veem como importantes para a cultura estão inovação, agilidade, excelência operacional e foco no cliente. Para 55% dos brasileiros, a cultura é mais importante para o desempenho da empresa do que a estratégia de negócio, afirmação que remete à clássica frase atribuída ao guru da administração Peter Drucker, de que "a cultura come a estratégia no café da manhã".

O número é menor do que a média global, de 71%, no entanto. Para Silvia Martins, diretora da PwC Brasil, essa diferença reflete o contexto de crise econômica, que exige mais atenção aos resultados de curto prazo. "Cultura não é ação de curto prazo, precisa de profundidade, envolvimento de todos os membros da organização e de um trabalho forte de desenvolvimento de competência da liderança para sustentar a estratégia", diz.