• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

19/06/2019 | Atividade recuou 0,1% em abril, diz FGV - Valor Econômico

A atividade econômica caiu 0,1% em abril ante março segundo leitura do Monitor do PIB, anunciado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, houve queda de 0,9% no período de fevereiro a abril, ante o trimestre encerrado em janeiro, e contração de 0,3% ante os mesmos meses de 2018. Para o economista Claudio Considera, coordenador da pesquisa, o resultado acende sinal de alerta para a possibilidade de segunda taxa negativa trimestral consecutiva no PIB - que mostrou recuo de 0,2% primeiro trimestre deste ano ante os últimos três meses de 2018.

Na análise do especialista, as negociações para a aprovação da reforma da Previdência têm deixado a economia em compasso de espera. Isso porque o empresariado aguarda o desenrolar das negociações da reforma, para voltar a investir. Ao mesmo tempo, não há reação expressiva no consumo das famílias.

Na prática, todos esses fatores reunidos fazem com que a economia não tenha esteio para crescimento. No levantamento da FGV, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) subiu apenas 0,4% em abril ante março, com recuo de 0,7% de fevereiro a abril em relação aos três imediatamente anteriores. Nas mesmas comparações, o consumo das famílias subiu 0,7% e mostrou estabilidade. "O consumo das famílias cresce [no mês], mas muito pouco.

E a FBCF está muito negativa [no trimestre]. É uma situação de falta de demanda", disse Considera. A demanda fraca também se refletiu em outros tópicos. No Monitor do PIB, a economia de serviços, que representa cerca de 70% do PIB, subiu 0,4% em abril ante março, com recuo de 0,2% em relação ao trimestre encerrado em janeiro. Para Considera, o cenário atual evidencia ausência de políticas voltadas para crescimento. Na análise dele, o governo está muito focado nas novas regras da Previdência. "A aprovação da reforma é o ponto de partida para se voltar a pensar em outras coisas."

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02