07/06/2019 | Santos Cruz vê ‘nova dinâmica’ na política - O Estado de S. Paulo

A aprovação da reforma da Previdência irá consagrar um novo modelo de articulação e estimulará o investimento porque apresentará ao empresariado um patamar inédito na política brasileira, avalia o ministro Santos Cruz. “Vai significar uma nova dinâmica”, disse à Coluna. Segundo ele, o País atravessa período de reacomodação de forças e adaptação às novas práticas. “São cinco meses de um governo com uma proposta completamente diferente, saindo de um período de escândalos financeiros nos quais algumas empresas se envolveram.”

» Au revoir. Santos Cruz voltou esta semana do 6.º Fórum Econômico BrasilFrança. O ministro achou o evento “muito bom”. “Voltei com a sensação de que existe uma expectativa muito positiva de engajamento empresarial”, disse.

» Sinais... Um dos empresários brasileiros presentes no evento relatou à Coluna duas preocupações muito fortes dos investidores estrangeiros: garantia de segurança jurídica e o fim da corrupção nos contratos.

» ...de confiança. Ainda assim, ele diz ter ficado com a sensação de que há intenção dos estrangeiros de retomar os investimentos no Brasil, principalmente no setor de óleo e gás.

» Tá osso. Rodrigo Maia segue articulando para tentar manter os Estados no relatório da reforma da Previdência. Ainda há muita resistência, no entanto, entre os deputados, principalmente do Nordeste.

» Deixa disso. O relator Samuel Moreira (PSDB-SP) teve de entrar em ação para desfazer o mal-estar provocado entre deputados da Comissão Especial da reforma após as duras declarações de João Doria.

» Deixa disso 2. O governador tucano de São Paulo disse que seria uma atitude mesquinha deixar os Estados fora da reforma. Segundo Moreira disse aos colegas, Doria jamais pretendeu ofender o Parlamento.

» Volta. Apesar de a “turma do deixa disso” ter feito a parte dela, ficou a sensação no Congresso de que o diálogo entre deputados, senadores e governadores retrocedeu algumas casas e, no limite, pode atrasar o cronograma da comissão.

» Azedou. A divulgação da carta dos governadores sobre a reforma da Previdência causou grande mal-estar no grupo deles de WhatsApp. O clima, que já não era dos melhores, ficou ainda mais pesado e muitos passaram a especular quem teria sido o “vazador”.

» Análise. Técnicos do governo federal entregarão na terça-feira a Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da MP da Liberdade Econômica na Câmara, parecer sobre as mais de 300 emendas apresentadas ao texto. O levantamento apontará onde há espaço para ceder.

» Meia-volta... Enquanto Paulo Guedes fala em ampliar o serviço militar obrigatório, a AGU e o presidente Jair Bolsonaro assinaram portaria para permitir a dispensa de militares que tenham cometido crimes.

» ...volver. Regra criada em 1987 proibia a demissão nesses casos, e fazia com que os soldos continuassem sendo pagos mesmo a soldados já sem nenhuma função.

» Saúde. Roraima é a unidade da Federação com maior crescimento de casos de dengue: 4.060%. O número de casos pulou de 5 em 2018 para 208 em 2019.