24/05/2019 | Feira em São Paulo oferece 9 mil vagas de estágio - O Globo

Com um cenário de desempregoem altano país, a22ª Expo CIEE, aberta ontem em São Paulo, oferece 9 mil vagas de estágio, 30% mais do que no ano passado. Entre as novidadesda programação estão os debates sobre o futuro do emprego com o uso crescente da tecnologia, o que tem tornado obsoletas ocupações atuai spa radar lugar anovas profissões. A feira conta com uma grade de palestrantes ligados ao mundo da tecnologia, como influenciadores digitais e gerentes de inovação de grandes empresas, e terá ainda hackathons, maratonas para desenvolvimento de tecnologias.

O evento é organizado pelo CIE E, uma associação civil para inclusão de jovens no mercado de trabalho, e apoiado pela Fundação Roberto Marinho. A feira, que será realizada até amanhã no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, terá oportunidades no estado de São Paulo em vagas de aprendizagem, para jovens do ensino médio, e de estágio, mais focadas em universitários. A previsão é que mais de 50 mil estudantes visitem o local.

Ampliar o conhecimento sobre a lei de aprendizagem é um dos objetivos da feira. Em vigor desde os anos 2000, a lei determina que empresas contratem jovens de ensino médio para treinamento vocacional no período oposto ao da escola, o chamado contraturno.

No Brasil, a lei está longe de atingir seu potencial, em grande medida pelo desconhecimento do empresariado, afirma Marcelo Bentes, coordenador de Relações Institucionais da Fundação Roberto Marinho:

— Há potencial para mais de 900 mil aprendizes no Brasil. Não preenchemos nem metade disso.

A feira tratará ainda de educação financeira. Numa parceria com o banco Next, do Bradesco, visitantes podem entrar num espaço em que, por meio de jogos on-line, aprendem a tomar decisões sobre o uso do dinheiro.