02/05/2019 | São Paulo faz força-tarefa para cobrar R$ 1 bi de ICMS atrasado - Folha de S. Paulo

A secretaria da Fazenda paulista vai atrás dos devedores a partir desta quinta-feira (2). Durante todo o mês de maio, os fiscais farão uma força-tarefa para cobrar mais de R$ 1 bilhão em débitos de ICMS dos contribuintes com o estado.

A Fazenda identificou companhias ativas e com dívidas elevadas do tributo. O órgão selecionou 346 empresas que, juntas, somam rombo superior a R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões já inscritos na dívida ativa.

Apesar de não recolherem os impostos, as empresas selecionadas pela Fazenda emitiram mais de R$ 8 bilhões em documentos fiscais só em 2019.

Essa operação não ocorria desde 2015, segundo o coordenador da administração tributária da secretaria, Gustavo Ley. Atualmente, o estoque de débitos declarados e não pagos está em R$ 5,2 bilhões.