02/05/2019 | IBGE vai contratar 234 mil temporários para o censo - Valor Econômico

O Ministério da Economia vai publicar nos próximos dias portaria autorizando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar 234 mil recenseadores para o Censo Demográfico 2020, que vai a campo em meados do próximo ano. Os temporários vão atuar na coleta, supervisão e avaliação de dados da operação. A autorização para contratação de todos os recenseadores foi encarada no IBGE como sinal de apoio do governo ao censo.

Na terça-feira, o Ministério da Economia publicou no "Diário Oficial" da União outra portaria autorizando contratação de 400 analistas para reforçar o planejamento da pesquisa a partir de setembro. "Essa a autorização de contratação dos 400 analistas era aguardada desde o governo Michel Temer, desde junho do ano passado. Então, foi um sinal positivo para a realização do censo", disse uma fonte a par da operação. O IBGE segue estudando cenários para o orçamento do Censo 2020. O corte de 25% do orçamento, estimado em R$ 3,4 bilhões, continua sendo o mais provável, mas não o único cenário.

Em artigo em "O Globo", a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, diz que os trabalhos incluem revisão do tamanho da amostra, soluções de tecnologia para ganho de produtividade, métodos de coleta e supervisão. A redução do orçamento segue gerando resistências. A campanha Todos pelo Censo, articulada por servidores do IBGE, defende que o orçamento da operação já seria reduzido. O custo por pessoa no Brasil é de R$ 15,46 a cada dez anos. Nos EUA, o valor chegaria a R$ 60,92. No Reino Unido, a R$ 25,06.