29/03/2019 | Carga tributária sobe a 33,58% do PIB em 2018 - O Globo

O peso dos impostos no bolso dos brasileiros aumentou no ano passado. A carga tributária alcançou o equivalente a 33,58% do Produto Interno Bruto (PIB), maior patamar desde 2010. O montante alcançado em 2018 representou um crescimento de quase um ponto percentual em comparação com 2017, quando a carga somou 32,62% do PIB.

As estimativas da carga tributária foram divulgadas ontem pelo Tesouro Nacional. O número oficial, contudo, é divulgado pela Receita Federal, que só publica esse dado no segundo semestre. No total, os brasileiros pagaram nada menos que R$ 2,292 trilhões em impostos e contribuições para os governos federal, estaduais e municipais no ano passado, segundo o Tesouro. Uma alta de R$ 155 bilhões sobre 2017.

UNIÃO FICA COM MAIOR PARTE

A maior parte foi recolhida pela União (22,66% do PIB). Os governos dos estados ficaram com 8,65% do total, principalmente por meio do ICMS. Já as prefeituras recolheram 2,27% da carga tributária, essencialmente por meio de IPTU e Imposto Sobre Serviços (ISS).

O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, lembrou que a carga tributária brasileira é alta na comparação com os países da América Latina e está cerca de dez pontos do PIB acima da média da região. Ele destacou que o total de impostos pagos pelos brasileiros é elevado por conta do tamanho das despesas públicas.

— A gente tem uma carga tributária alta, uma dívida pública alta e que está crescendo, e ainda tem um déficit fiscal alto. Se não quiser cortar despesa, só aumentando a carga tributária —disse ele.

Apesar da quantidade de impostos pagos, as contas do governo federal fecharam fevereiro no vermelho e registraram um rom bode R $18,2 bilhões. Foi o quarto pior resultado de toda a série histórica, iniciada em 1997.

Para este ano, o governo busca atingir uma meta fiscal, que, por conta do desequilíbrio fiscal brasileiro, é de um rombo de até R$ 139 bilhões.

De acordo com o governo, o buraco nas contas do INSS somou R$ 14,2 bilhões em fevereiro (alta de 3,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado). Já as contas do Tesouro e do Banco Central fecharam fevereiro com um déficit de R$ 4 bilhões.

Segundo o Tesouro, as receitas da União somaram R$ 85,367 bilhões no mês passado. Já as despesas atingiram R$ 103,641 bilhões.