26/03/2019 | Empresários prometem defender proposta no Congresso - O Globo

Representantes do setor produtivo prometeram ontem ajudar o governo na articulação da reforma da Previdência no Congresso. Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o titular da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, um grupo de 11 entidades reforçou a defesa da medida para destravar o crescimento econômico. Enquanto a proposta não anda, esperam um pacote de ações que prometem desburocratizar o ambiente de negócios e reduzir o chamado“custo Brasil ”, prometido parada quia 15 dias.

Dias após acrise deflagrada entreBol sonar oeop residente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os empresários, que formam a Coalizão Indústria, afirmaram que participarãoativamente da defesa da reforma junto aos parlamentares com quem têm interlocução. Eles negaram, no entanto, que a decisão de participar da articulação esteja relacionada às dificuldades do governo em negociar no Congresso.

—Sempre houve uma interlocução por parte de todos os segmentos. Existem frentes parlamentares que atuam de longa data. Esse é um trabalho corriqueiro, que sempre foi feito pela indústria — afirmou Marco Polo de Mello Lopes, presidente do Instituto Aço Brasil e porta-voz da coalizão.

Por enquanto, o grupo aposta em outras medidas. As mais imediatas são um “revogaço” para acabar com normas que, na visão dos empresários, aumentam a burocracia no país. A agenda está sendo tocada pela Casa Civil. Em outra frente, o Ministério da Economiatrabalha em um pacote para melhorara produtividade das empresas. Umadas medidas deve ajudara reduzir custos de energia.