• Pontaria Novo Governo
  • Fatos & Notícias
  • BOLETOS ON-LINE
  • app do sindeprestem
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

26/03/2019 | ABC decai e vira símbolo da desindustrialização no país - Valor Econômico

Nascido como ponto de passagem entre São Paulo e o litoral, o grupo de cidades que forma o ABC virou símbolo da industrialização brasileira, sob liderança do setor automobilístico. Nas últimas décadas, porém, muitas empresas saíram da região e se instalaram no interior paulista ou em outros Estados. O ABC seria hoje apenas uma vítima da guerra fiscal se não tivesse sido também duramente atingido pelo encolhimento do parque fabril do país e pela recente crise econômica. Embora ainda conte com importantes multinacionais, a região luta agora para não se transformar em símbolo da desindustrialização do país.

Estudo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) mostra que o PIB industrial das sete cidades que compõem a região - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - caiu 16% em valores nominais, de R$ 28,9 bilhões em 2013 para R$ 24,3 bilhões em 2016. Em termos reais, a retração foi de quase 39%. Apesar disso, o ABC continua sendo o segundo maior polo industrial do país, atrás da Região Metropolitana de São Paulo. Entre 2013 e 2017, houve perda de 6% no número de empregos formais no país, de 6,4% no Estado de São Paulo e de 12,5% no ABC.

Embora tenha havido um pequeno aumento do emprego na região em 2018 (8 mil vagas), 2019 começou com péssimas notícias: a Ford anunciou que vai fechar a fábrica em São Bernardo e a General Motors ameaçou fazer o mesmo em São Caetano. A forte dependência da indústria automobilística é, para o professor da USP Glauco Arbix, um dos principais motivos do enfraquecimento da atividade industrial no ABC. A guerra fiscal foi também um fator que envolveu fortemente o setor automotivo e, consequentemente, atingiu o ABC. Para o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), "a Ford é um ponto fora da curva", mas a guerra fiscal, "um crime". 

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02