13/03/2019 | Ford confirma fechamento da fábrica em São Bernardo - O Globo

Sindicalistas que estiveram reunidos com a direção global da Ford, nos Estados Unidos, no último dia 7, foram informados de que a montadora mantém a decisão de fechar a unidade de caminhões em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo os sindicalistas, a direção global da Ford garantiu que há conversas com ao menos três grupos interessados em assumir a unidade. A decisão foi informada aos 3 mil trabalhadores da fábrica em assembleia na manhã de ontem.

Segundo Rafael Marques, um dos líderes sindicais presentes na reunião com o presidente de Operações Globais da Ford, Joe Hinrichs, a montadora se mostrou irredutível na decisão de fechar a fábrica de caminhões do ABC. O encontro foi na cidade de Dearborn, Michigan, sede da Ford. A decisão de fechar a unidade de caminhões, que também produz o veículo Fiesta, foi anunciada em 19 de fevereiro.

— Vamos manter a pressão para que o grupo que assumir o negócio não compre apenas a fábrica, mas preserve os empregos —disse Marques.

O sindicalista disse que foram apresentados à direção da montadora números de subsídios recebidos pela Ford nos últimos cinco anos, de R$ 15 bilhões, e um projeto para que a fábrica fosse transformada em unidade de novas tecnologias, com desenvolvimento de veículo autônomo e investimento em carro elétrico. A sugestão, porém, não foi aceita.