07/03/2019 | Maior parte dos países adota sistema de liberdade sindical - O Estado de S. Paulo

A maioria dos países, em especial os mais desenvolvidos, é signatária da Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em vigor desde 1950, que estabelece a liberdade sindical. Os trabalhadores podem escolher em qual entidade vão se filiar, criar sindicatos sem depender de aprovação do governo – basta um registro em órgão competente – e escolher a forma de organização, por exemplo se por categoria, empresa ou ramo de atuação.

Nos Estados Unidos, por exemplo, há sindicatos (ou comitês independentes de trabalhadores) na maioria das fábricas de veículos e do setor aeroespacial e todos ficam sob o ‘guarda-chuva’ do UAW, uma espécie de central, se fosse comparada ao sistema brasileiro. O UAW também representa metalúrgicos aposentados.

Na Alemanha, há oito sindicatos nacionais resultantes de fusões de diversas entidades dos setores da construção civil, agricultura e ambiente; mineração, química e energia; educação e ciências; hotelaria e restaurantes; metalúrgicos; polícia; ferroviários; e serviços. Essas entidades representam quase 6 milhões de trabalhadores e são ligadas a uma mesma central. O maior deles, o IG Metall, o sindicato dos metalúrgicos que mais de 2 milhões de filiados, mas as negociações, na maioria dos casos, também são por empresa.