27/02/2019 | Três empresas devem disputar fábrica da Ford no ABC paulista - O Globo

Três empresas mostraram interesse em comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estão abertas negociações com duas multinacionais e uma companhia brasileira, todas do setor automobilístico.

Na semana passada, Doria teve reunião com executivos da Ford após a montadora anunciar que encerrará as atividades em São Bernardo. A fábrica será fechada porque a empresa decidiu sair do mercado de caminhões na América Latina.

— Estabelecemos que até novembro a operação será normal na fábrica em São Bernardo. Nenhuma alteração haverá nas unidades em Tatuí ou Taubaté —afirmou o governador, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes ontem. Doria não divulgou o nome dos interessados na fábrica.

ENCONTROS COM A GM

Ao anunciar o fechamento da unidade de São Bernardo, a Ford informou que nem todos os 3 mil empregados da unidade do ABC paulista serão afetados, mas não deu detalhes de quantos serão aproveitados.

Na manhã de ontem, empregados da montadora fizeram um protesto na porta da fábrica, pedindo a manutenção de seus empregos.

Doria também tem mantido encontros com executivos da montadora General Motors, que ameaça fechar sua fábrica em São Caetano do Sul, também no ABC, para evitar mais um problema.

No início do mês, a GM anunciou que negociava “condições de viabilidade” para investir R$ 10 bilhões no Brasil de 2020 a 2024.