11/02/2019 | Venda da rede Dia cai 18% no Brasil - Valor Econômico

A rede de supermercados espanhola Dia registrou prejuízo de € 352,6 milhões em 2018. No ano anterior havia tido lucro líquido de € 101,2 milhões. No Brasil, as vendas caíram 18%. Borja de la Cierva, nomeado para presidir a operação em dezembro, afirmou que foi "provavelmente o ano mais difícil desde a fundação da empresa, há mais de 40 anos".No período, a receita líquida da varejista de alimentos com subsidiárias em Portugal, Argentina e Brasil recuou 11,3%, para € 7,288 bilhões. A companhia vem perdendo participação de mercado na Espanha, onde o modelo de baixo custo enfrenta dificuldades para acompanhar os concorrentes.

No Brasil, as vendas líquidas 18,1% no ano passado, totalizando € 1,409 bilhão. A operação é a segunda maior da multinacional, atrás da Espanha. As vendas mesmas lojas, que consideram as unidades abertas há pelo menos 12 meses, caíram 8,1%. No Brasil, foram inauguradas 157 lojas durante o ano, mas foram encerradas as atividades de 100 unidades, quase todas franqueadas. O número total de lojas cresceu de 1.115 para 1.172 (58,5% franqueadas). Uma das estratégias para garantir a "sustentabilidade futura do Grupo Dia", disse o presidente, é uma reestruturação que poderá cortar até 2,1 mil funcionários nas empresas Dia e Twins Alimentación, na Espanha.