• Banner Palavra Do Presidente 02
  • Fatos & Notícias
  • BOLETOS ON-LINE
  • app do sindeprestem
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

22/02/2018 | 2018: Um ano ainda turbulento


O consultor político Gaudêncio Torquato participou de um encontro promovido pelo Sindeprestem no dia 20 de fevereiro, na sede da entidade, com empresários do setor de Serviços, para apresentar sua análise da conjuntura política do País e as perspectivas para o futuro. Para o presidente do Sindicato, Vander Morales, reuniões como esta são importantes para manter os empreendedores informados. “Precisamos estar preparados para poder empreender, empregar mais e melhor. A ideia é que mais encontros como este sejam realizados ao longo do ano”, afirmou. Entre os convidados, o especialista em relações do trabalho José Pastore.

 

Navegando em águas turbulentas


O governo não conseguiu somar os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência e preferiu recuar em virtude da intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. Segundo Torquato, em face desse recuo, o que seria o ano da grande travessia para o Brasil, tem se revelado ainda turbulento. “Agora, o governo precisa unir as bases para conseguir aprovar a pauta que acabou de definir com quinze itens que chamou de prioritários. Além disso, alguns aspectos da reforma da Previdência ainda podem ser apresentados por lei ordinária, como a regra de transição, por exemplo”.
O consultor falou ainda sobre a desistência de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho e comentou sobre as possíveis indicações para o cargo. Sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro, para Torquato, o risco a que o governo está se submetendo é grande: o preparo das Forças Armadas pode ser questionado, assim como os mandados públicos de busca e apreensão.

 

Desafios do governo

Entre os próximos desafios, estão a coesão entre os partidos do governo, a alavancagem da economia, superação de novas denúncias, expectativa de melhoria na imagem do presidente. “O discurso político eleitoral tem muito a ver com a situação da economia. Caso ocorra uma evolução neste sentido, a imagem do governo melhora e Temer pode influenciar o processo político eleitoral”, argumenta o consultor.

 

Quadro social

Torquato destacou a indignação da população contra políticos e falou sobre a situação de Lula na Justiça. “O TSE terá até 17 de setembro para dar a palavra final e o desfecho do processo pode ultrapassar o período de eleições. Em resumo, se o nome dele estiver na urna, será votado”.

 

Pleito eleitoral

De acordo com Torquato, a campanha eleitoral deste ano será mais modesta, mais curta. “Na prática, isso significa que perfis mais conhecidos terão mais chances. Também haverá busca maior dos candidatos por alianças com partidos grandes”.

As prioridades da campanha devem girar em torno de pesquisas qualitativas que visam conhecer o eleitor, mais atenção à comunicação, maior articulação política e social. Quanto ao discurso dos candidatos, o foco será a segurança pública. E os perfis mais procurados: honestidade, passado limpo, vida decente, ideias novas, empreendedor.

 

Arco ideológico


O consultor comentou o perfil dos possíveis candidatos do centro (Henrique Meirelles, Rodrigo Maia, Geraldo Alckmin, Álvaro dias, Fernando Collor), da esquerda (Lula, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Marina Silva, Manuela D’Ávila), e da direita (Jair Bolsonaro).

 

Relações do trabalho


É preciso ultrapassar barreira dos juízes que não aceitam as mudanças da reforma trabalhista. Para Torquato, o TST deve ajustar as súmulas aos dispositivos da nova legislação. Uma comissão mista foi formada para tratar de pontos como o trabalho intermitente e a situação da mulher lactante. Nada ainda foi feito. O relator deve começar a tratar do assunto em março. “É preciso estar atento a quais emendas serão incorporadas na lei”, adverte Torquato.

           

 

 

Em breve, novos encontros com especialistas serão realizados pelo Sindeprestem. 
Caso queira participar, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicite sua inclusão no mailing.

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02